Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONTINUAR E FECHAR
 
 

ODS - Dimensão Social

Campanha ODS 2022 - Dimensão Social

08/09/2022

ODS - Dimensão Social

Todos os anos, em comemoração à adesão do Brasil ao documento "Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", o @movimentoodssc promove a Campanha de Setembro.

 

Neste ano de 2022, nosso lema é "#ConheçaparaAgir", pois acreditamos ser fundamental para a sociedade conhecer os 17 Objetivos Globais e suas metas, para assim agir em prol do alcance da Agenda 2030.

 

E, para facilitar o entendimento dos compromissos e das parcerias pró desenvolvimento sustentável, vamos apresentar os Objetivos Globais por meio de quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional.

 

Iniciaremos com a dimensão social, a qual é centrada nas pessoas, em seu bem-estar, dignidade e igualdade de condições sociais. Os indicadores destes ODS medem as ações das questões sociais de desenvolvimento, gênero, participação da sociedade civil e de movimentos sociais, identidade e conflito, responsabilidade corporativa, política social e os impactos sociais da globalização.

 

Segundo dados do relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, das 74 metas do Eixo Social, as quais contemplam o ODS 1, 2, 3 4, 5, 7, 11 e 16, 52 apresentam retrocesso; 9 estão ameaçadas, 4 estagnadas; 8 têm progresso insuficiente; e nenhuma teve progresso satisfatório.

 

Você pode ajudar a transformar essa realidade! Torne-se signatário e atue para o alcance da Agenda 2030 e dos ODS. 


Na próxima semana iremos apresentar os ODS da dimensão ambiental. Fique ligado!

 

 Em tempo: Levando em consideração os materiais do CEURS e do GT Agenda 2030, o ODS 16 também será apresentado na dimensão Institucional. Na metodologia do CEURS, são consideradas 4 dimensões: Social, Ambiental, Econômica e Institucional. Já o GT Agenda 2030, o qual elabora o Relatório Luz, adota três eixos: o Social, Ambiental e Econômico.

 

Fontes: CEURS e GTAgenda2030

#SomosODS #CampanhadeSetembro2022

 
 
 
Ser sustentável é ser responsável