Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONTINUAR E FECHAR
 
Ecobilla - Billa Brasil
Certificação FSC
 

Dia Mundial de Conservação dos manguezais

A importância dos manguezais - 26/07 - Dia Mundial de Conservação dos manguezais

08/08/2022

Dia Mundial de Conservação dos manguezais

Manguezais são ecossistemas encontrados em regiões tropicais e subtropicais. Eles são as regiões de transição entre o ambiente marinho e o terrestre.
Onde encontramos árvores de raízes aéreas e também outras espécies arbustivas, que resistem ao fluxo marítimo e ao sal da água do mar.
É um ambiente bastante rico e produtivo, o berço de diversas espécies. Destaca-se nesse ambiente a alta produção de matéria orgânica.
As raízes submersas ali encontradas fornecem refúgio para peixes, mamíferos e invertebrados. Dessa forma, as larvas e filhotes dessas espécies encontram abrigo nas raízes, o que torna esses ecossistemas grandes criadores de peixes e crustáceos. A grande variedade de filhotes de aves e animais são atraídos para essa área também. Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos, de interesse comercial, dependem dos manguezais para seu desenvolvimento.
Embora a gente não imagine, os manguezais proporcionam proteção contra os impactos das mudanças climáticas, pois sequestram e armazenam o carbono atmosférico, desempenhando um papel importante na mitigação das mudanças.
Além disso, ainda absorvem a energia das ondas, particularmente nas tempestades, e adaptam-se ao aumento do nível do mar, contribuindo para a estabilização do terreno contra a erosão.
Infelizmente, apesar de toda a sua importância, os manguezais ainda são vulneráveis a uma série de ameaças advindas da ação humana. Os manguezais vêm sofrendo inúmeros processos de aterros, invasões e ocupações irregulares, devido às pressões do crescimento urbano.
Tem como foco a celebração dos manguezais e alertar para a necessidade de conservação das áreas, que estão vulneráveis ao desmatamento e poluição.
Comemorar esta data amplia a conscientização da população.
Ser sustentável é ser responsável!
(Fontes diversas)

 
 
 
Ser sustentável é ser responsável
 
Download catálogo